PROJETO EVOÉ

O Projeto Evoé busca retratar as singularidades e belezas da relação entre o ser humano e seu alimento ao redor do mundo, por meio da fotografia documental. Não se trata de apenas mostrar do que as pessoas se alimentam, mas como o alimento é cultivado e quais os modos tradicionais de vida para que ele chegue no prato das pessoas. É a cultura alimentar sendo vista e documentada sob dois diferentes pontos de vista: o do fotógrafo Leonardo Salomão e o da nutricionista Daniella Schuarts.

IMG_0682.jpg

O Projeto Evoé já teve reconhecimento internacional no maior concurso fotográfico sobre Alimentação e Cultura.
O Food Photographer of the Year conta com categorias que vão desde o cultivo, a venda e o consumo de alimentos, até o simbolismo da alimentação na família e em diferentes manifestações culturais. A fotografia recebeu o terceiro lugar na categoria de Alimentos à venda e foi exposta na Mall Galleries, em Londres, entre abril e maio de 2016.

IMG_4600.jpg

vila de Mugurameno

No interior da Zâmbia, uma comunidade utilizou o conceito do Projeto Evoé para começar um projeto de desenvolvimento local. Passaram a receber turistas em casa para acompanhar o preparo de uma refeição tradicional e compartilhar um bom almoço em família. Além da geração de renda, gerou-se a conscientização sobre a beleza e a força da própria cultura.

Captura de Tela 2016-10-14 às 14.21.49.png

VILA DE CHIAWA

A fotografia documental tem a função de transmitir as origens
do cultivo, do preparo, do servir, do comer, costumes e comportamentos alimentares, oferecendo a compreensão da identidade de determinado povo. A valorização da cultura e das pessoas está nas entrelinhas de tudo aquilo que produzimos.
www.projetoevoe.com